Dia de Reis e dos Astrólogos

 

Dia de Reis e dos Astrólogos


Dia de Reis, segundo a tradição cristã, é aquele em que o Menino Jesus, recém-nascido, receberá a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1):três Reis Magos. A visita ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

Muita gente acha que a astrologia está neste episódio bíblico representada pela Estrela de Belém. Os Reis Magos estavam seguindo uma estrela, não muito diferentemente dos astrólogos, que “seguem” as estrelas nos mapas. É uma leitura interessante, mas não necessariamente precisa. Os três personagens bíblicos eram, na verdade, astrólogos.

Chamados de Baltasar, Gaspar e Melchior os Reis Magos, mas não há comprovação histórica de que eles fossem mesmo reis. Naquela época, a palavra mago se referia a uma importante autoridade, na realidade a uma casta persa sacerdotal. Os persas praticavam o Zoroastrismo, que não envolvia feitiçaria. Portanto, eram magos sem magia. Na realidade, esses “magos” persas eram astrônomos e astrólogos (na época, era a mesma coisa, lembrem-se), que seguiam as estrelas e interpretavam sonhos.

O que se sabe é que os três também eram considerados sábios, palavra usada na época para qualquer pessoa com grande estudo. Eles seguiram a estrela – que até hoje se especula que pode ter sido um cometa. Portanto, certamente eles eram astrólogos, porque usaram as posições de astros no céu para preverem a chegada de uma pessoa importante, a quem chamaram de Rei dos Judeus.

Melchior, Baltasar e Gaspar eram considerados pessoas muito importantes, e estrangeiras, o que aumentava o respeito entre os simples pastores da Judeia. Talvez por isso tenham sido chamados de reis. O respeito a astrólogos perdurou durante séculos, quando imperadores, reis, papas e chefes de Estado recorriam aos conhecimentos astrológicos para planejarem suas vidas e governarem seus reinos.

Casa um dos simbólicos presentes representava uma escola de sabedoria. Da Europa Oriental veio Melchior, representando a escola da alquimia, trazendo ouro como presente. Gaspar veio do Oriente, representando a escola da astrologia, presenteando com incenso, símbolo da transmutação do denso no sutil. Já Baltasar, vindo da África, representava a escola da magia, presenteando o Menino Jesus com a mirra.

Até a Idade Média, o Dia de Reis era mais importante do que o Natal. Nesta data eram distribuídos presentes. Ainda hoje, existem lugares na Europa em que se presenteiam as crianças, como os magos o fizeram, entregando ao Menino Jesus ouro (presente para um Rei), incenso (olíbano, presente a sacerdotes) e mirra (para profetas, imortalidade).

Feliz Dia de Reis e Feliz Dia do Astrólogo!



Comentários