O colesterol é um tipo de gordura que é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Ter o nível de colesterol alto no sangue nem sempre é bom e pode até causar um aumento do risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.
Vamos compreender os tipos de colesterol:
✓ Colesterol Total: indica a quantidade total de colesterol no sangue, ou seja, a quantidade de colesterol HDL + LDL + VLDL.
Seus valores não podem ultrapassar de 190mg/dl.
O colesterol total acima de 190mg/dl é menos preocupante se os valores de LDL estiver normal, mas a pessoa deverá tomar cuidados, como reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura para evitar que o colesterol fique alto e seja prejudicial à saúde.
✓ Colesterol HDL: é conhecido como o "bom" colesterol, pois está ligado a uma proteína que o transporta do sangue para o fígado, onde é eliminado nas fezes, cado esteja em excesso.
É produzido pelo organismo, sendo fundamental para o bom funcionamento do corpo, por isso é sempre bom tê-lo sempre acima de 40mg/dl, sendo que o ideal é que esteja acima de 60mg/dl.
Quando é identificado valores menores de 40mg/dl, é importante ficar atento (a), pois é sinal que o LDL e/ou Triglicerídeos estejam aumentados, e que representa maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
- Como aumentar o nível de Colesterol HDL: deve-se ter uma dieta variada e saudável e praticar exercícios físicos regular, importante é evitar fatores de risco como fumar ou consumir bebidas alcoólicas em excesso.
✓ Colesterol LDL: conhecido como o "ruim", que está ligado a uma proteína que o transporta do fígado para as células e veias, onde acaba se acumulando e pode causar problemas cardiovasculares.
É considerado alto quando está igual ou superior a 130mg/dl para a maioria das pessoas, em alguns casos, são necessários controles mais rígidos, especialmente se a pessoa já teve um problema cardiovascular no passado ou se tem algum outro fator de risco como ser fumante, ter excesso de peso ou não praticar exercício físico.
Quando o nível de colesterol LDL está alto começa a haver deposição de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura que, com o tempo, podem dificultar a passagem do sangue e levar a um ataque cardíaco ou AVC, por exemplo.
- Como diminuir o colesterol LDL: deve-se seguir uma dieta pobre de açúcar e em gordura e praticar alguma atividade física pelo menos 3 vezes por semana. Quando essas atitudes sozinhas não são suficientes, o médico pode recomendar o uso de medicamentos para a redução dos níveis altos.
✓ Colesterol VLDL: é responsável pelo transporte de triglicerídeos e também aumenta o risco de doenças cardíacas.
O valor é de 30mg/dl e alto quando está acima de 40mg/dl.
Caso esteja entre esses valores é tido como normal, porém não é ideal, já que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Recomendações para diminuir o colesterol
- Adotar uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais, saladas cruas e leguminosas.
- Peixes.
- Oleoginosas como avelã, amêndoas e nozes.
- Chocolate amargo.
- Vinho.
- Azeite.
- Soja.
Observação: tudo com moderação.
- Suco medicinal: Bater no liquidificador 1/2 berinjela e 1/2 litro de suco de laranja (natural). Coar e tomar 3 vezes ao dia antes das refeições.
- Suco de uva natural.
- Suco de goiaba natural.
- Suco de melancia natural.
- Suco de romã natural.
- Suco de maçã natural.
- Suco de tomate natural.
- Suco de abacaxi natural.
Chá para baixar o colesterol
- chá-de-leão
- chá de cúrcuma
- chá mate
- chá verde
- chá de gengibre
- chá de hortelã
Fonte:
tuasaúde.com
Receitas médicas naturais - Dr. Márcio Bontempo
Comentários
Postar um comentário