Distúrbios da Menopausa

 


Infelizmente, em nossa sociedade "civilizada", a menopausa é vista com horror por muitas mulheres, pois essa é uma etapa da vida em que se sentem desvalorizadas como mulheres. Elas perdem a atração como objetos sexuais, sua função de mãe em potencial na realidade deixa de existir, os filhos saíram de casa e seu papel tradicional de apoio ao marido em seu esforço para ganhar dinheiro e se estabelecer quase sempre está concluído.

Menopausa pode ser uma grande dádiva na vida de uma mulher, uma libertação, uma iniciação. É uma oportunidade para a mulher reavaliar o seu propósito de vida, talvez mudar a própria vida, ver a mudança, não como algo a temer, mas como algo a abraçar como uma amiga, e assim prosseguir em direção a uma realização ainda maior.

A menopausa a fase em que desaparece o ciclo menstrual devido ao declínio da produção de hormônios femininos, afluxos de hormônios no sangue, uma vez que o sistema glandular está se ajustando à nova situação. Como efeito combinado das alterações fisiológicas e do impacto psicológico do novo momento, podem ocorrer sistemas correlatos de neurose ou depressão. distúrbios devidos às alterações hormonais, problemas relacionados com a mudança na autoimagem e a resistência a essa mudança podem influenciar-se mutuamente e gerar esses sintomas psicológicos. 

Geralmente os distúrbios da menopausa ocorre por volta dos 45 anos de idade, sem nenhum sintoma ou transtornos como ondas de calor, ressecamento da pele, ressecamento ou má lubrificação vaginal, depressão, melancolia, irritabilidade, etc.

A menstruação também pode desaparecer bruscamente ou aos poucos. Acredita-se que a menopausa se deva ao estresse moderno ao qual a mulher é submetida, bem como a fatores alimentares (incluindo a presença de hormônios ativos em diversos alimentos, como a carne vermelha, o frango de granja, a salsicharia, embutidos em geral, etc.), a hábitos prejudiciais, como o excesso de café, bebidas alcoólicas, tabagismo, etc.

O acompanhamento médico é sempre necessário.

Deve-se evitar os alimentos gordurosos, processados, embutidos e condimentas irritantes. Adotar dieta baseada em frutas frescas, vegetais, legumes crus e alimentos ricos em fibras e produtos derivados da soja, que são benéficos devido à presença de isoflavonas (fito-hormônios que favorecem o metabolismo endócrino humano).

As indicações a seguir são auxiliares e podem ser mito úteis, isoladamente ou associadas  a tratamentos médicos de reposição hormonal. A homeopatia é um bom sistema para o tratamento da menopausa com bons resultados.


Suco medicinal

Bater no liquidificador 1/2 berinjela média, 2 maçãs maduras, a polpa de 2 maracujás e 2 xícaras de melão maduro picado, com 3 copos de suco de laranja-lima.

Coar e tomar 1 copo (200 ml) 1 vez ao dia.


Vitamina de abacate com cacau

O abacate tem boas quantidades de ômega 3, uma gordura saudável que melhora as funções das células do cérebro, ajudando na produção de substâncias que promovem o humor e o bem estar geral. O cacau contém tiramina, que é um precursor do tritofano, que por sua vez atua na produção da serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor e o sono.

1 colher de sopa de cacau em pó

1/2 abacate pequeno

1/2 copo 100 ml de leite ou bebida vegetal.

em um liquidificador, colocar todos os ingredientes e bater bem até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir para um copo e servir.

Pessoas com problemas como gastrite, refluxo ou úlceras devem evitar consumir essa vitamina. Por conter cafeina, do cacau, essa vitamina deve ser evitada por pelo menos 4 horas antes de dormir para que não interfira na qualidade do sono.


Segue algumas opções de chás para amenizar os sintomas da menopausa


1. Chá de amoreira

O chá de amoreira é feito com a planta medicinal Morus Nigra, contém fitoestrógenos na sua composição que ajudam a regular os níveis hormonais, e alivia os sintomas da menopausa como memoria fraca, falta de energia, alterações de humor ou insonia, por exemplo.

5 folhas frescas da amoreira

500 ml de água

Ferver a água e depois acrescentar as folhas de amoreira bem lavadas e picadas. Deixar repousar por 10 a 15 minutos, coar e consumir em até 6 horas.

Pode ser consumida em capsula

A amoreira não deve ser usada por mulheres que tenham problemas gastrointestinais, como gastrite ou úlcera, hipertireoidismo (produção em excesso do hormônio tiroxina), ansiedade, insonia, doenças cardiovasculares ou renais.


2. Chá de Erva-de-São-João

O chá de erva-de-são-joão, também conhecido como hipericão, é rico em hipericina e a hiperforina, flavonóis, biflavonas e naftodiantronas, que ajudam a acalmar e melhorar os sintomas da menopausa como depressão e ondas de calor.

1 colher de chá (2 a 3 g) de erva-de-são-joão seca

250 ml de água

Colocar a erva-de-são-joão na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Em seguida, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes ao dia, depois das refeições.

O chá de erva-de-são-joão não deve ser usado por mulheres que estejam em tratamento com medicamentos antidepressivos como sertralina, paroxetina ou nefazodona, por exemplo.


3. Chá de Camomila

O chá de camomila contém apigenina, uma flavonide com propriedade relaxante que atua no sistema nervoso diminuindo o estresse e a ansiedade, alem de melhorar a qualidade do sono.

2 colheres de chá de flores secas de camomila

250ml de agua fervente

Em uma panela, ou chaleira, ferver a água e apagar o fogo. Adicionar as flores de camomila na água, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia.

O chá de camomila não deve ser usado por pessoas com problemas de coagulação do sangue. Além disso, pessoas que estejam usando remédios como anticoagulantes, sedativos ou analgésicos, devem falar com o profissional antes de tomar esse chá.


Outras recomendações

  • Durante 1 semana, substituir uma refeição do dia por apenas melão maduro. comer a quantidade suficiente para aplacar completamente a fome e não usar nenhum outro tipo de alimento, apenas um suco natural sem açúcar.
  • Incluir a soja e seus derivados na alimentação, como o leite e o queijo de soja (tofu), que pode ser preparado em casa.
  • Chá de angélica - 1 xícara de folhas secas picadas para 1 litro de água. Ferver por 2 minutos. tomar 1 xícara 3 vezes ao dia.



Para maiores informações ou para marcar sessão terapêutica: 11 96376-2193

Sheila Matos - Terapeuta Corporal Holística e Naturopata



Fonte:

Receitas médicas naturais, Dr Marcio Bontempo, Editora Alaúde.

Plantas medicinais, David Hoffmann, Editora Cultrix.


Comentários